Ordinariato Castrense: Delegação portuguesa participou na 63.ª Peregrinação Militar Internacional a Lourdes

D. Rui Valério deixa mensagem aos peregrinos, apontando à «meta» da santidade

Lourdes, França, 16 mai 2023 (Ecclesia) – A Diocese das Forças Armadas e de Segurança de Portugal participou na 63.ª Peregrinação Militar Internacional (PMI) a Lourdes, que se concluiu este domingo, reunindo 14 mil representantes de 49 países.

“Ir a Lourdes, participar na Peregrinação Militar Internacional, revela bem quão intrínseco é, ao ser humano, a condição de peregrino. Nessa medida, cada um de nós, enquanto pessoa, vai crescer em conhecimento e compreensão de si próprio. Vai sentir ‘ser caminhante’ nas estradas da vida, sabendo que, no horizonte de cada dia e de cada etapa, existe sempre uma meta a alcançar, a santidade, onde reside a nossa perfeição e plenitude”, refere D. Rui Valério, responsável pelo Ordinariato Castrense, na mensagem que dirigiu à delegação portuguesa.

O bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança e seis capelães militares acompanharam os 140 peregrinos dos três Ramos das Forças Armadas – Marinha, Exército e Força Aérea –, Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública e seus familiares.

“Ao Exército coube a representação oficial, tendo a seu cargo a escolta ao Estandarte Nacional, com cadetes da Academia Militar, a animação litúrgica da Eucaristia para os portugueses, sábado de manhã, com o Coro da Academia Militar e a Fanfarra do Exército, que, com o seu profissionalismo, tão bem soube marcar a presença dos portugueses neste evento único em que militares de todo o mundo se unem para rezar pela paz”, informa a diocese, em nota divulgada online.

D. Rui Valério sublinha o tema da PMI 2023, como desafio à mudança interior de cada pessoa.

“O objetivo de cada um de nós é caminhar em Cristo e por Cristo, com Maria e com os irmãos, ao encontro do reforço da nossa ligação ao Senhor; ao mundo, à Igreja. Sedentos que haja paz na terra e concórdia nos corações”, assinala o responsável católico.

‘Que l’on bâtisse ici une chapelle’ – ‘que se construa aqui uma capela’ – apelo da Virgem Maria Santa Bernadette Soubirous, numa das suas Aparições, em 1858, foi o tema da 63.ª PMI a Lourdes, acompanhada pelo tenente-general Hermínio Teodoro Maio, ajudante-general do Exército, em representação da ministra da Defesa de Portugal, Helena Carreiras.

OC

Partilhar:
Scroll to Top