Ordinariato Castrense: Capela de Nossa Senhora do Carmo é o “fruto da conjugação de vontades e propósitos” – D. Rui Valério

Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança consagrou “lugar ecuménico” em Aveiro

Foto: GNR Aveiro

Aveiro, 24 mar 2023 (Ecclesia) – O Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança consagrou, esta sexta-feira, a capela de Nossa Senhora do Carmo no Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) em Aveiro.

Na celebração, D. Rui Valério realçou que aquele “lugar ecuménico” é o “fruto da conjugação de vontades e propósitos”.

“Houve uma união de sinergias para a sua edificação e esse contributo comunitário faz dele um verdadeiro lugar ecuménico, sendo obra de muitos é, constituidamente, para muitos, ou melhor, para todos”, disse na homilia o Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança.

Com a presença dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a cruz e o ícone de Nossa Senhora, D. Rui Valério afirmou que a reconstrução da capela revela quanto “é estruturante para a GNR o respeito para com a completude, a totalidade de cada um, e como há uma efetiva promoção dessa integralidade”.

A par de um “constante investimento nos avanços tecnológicos”, na formação, nos equipamentos operacionais e logísticos, “na melhoria das condições dos militares e civis”, a GNR age na promoção “de todas as vertentes da pessoa”, sublinhou o bispo.

Uma capela é lugar de oração e isso torna-a “um laboratório de solidariedade”, acrescenta.

“Não chega ouvir o clamor dos últimos, é necessário responder-lhe” porque é fundamental traduzir as palavras, ditas e ouvidas, em empreendimentos, em gestos, em atividades”, finalizou D. Rui Valério.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top