Ordenações em vésperas do Ano Sacerdotal

Bispo D. António Montes ordenou um novo diácono e um novo padre num dia que foi de alegria para toda a Diocese

A três semanas do início do Ano Sacerdotal, instituído pelo Papa Bento XVI como forma de assinalar os 150 anos da morte de São João Maria Vianney, pároco exemplar da zona de Ars, França, a Diocese de Bragança-Miranda ordenou um novo diácono e um novo padre.

Para o bispo D. António Montes este foi o resultado de todo um trabalho feito no Seminário ao longo destes anos e do trabalho das comunidades cristãs.

Manuel Ribeiro, da freguesia S. Martinho do Peso, Mogadouro, foi ordenado padre e terá a sua primeira celebração, a “Missa Nova”, já neste Sábado, 30 de Maio, na Igreja Matriz de S. Martinho do Peso. Depois de um percurso de mais de dez anos, o neo-presbítero sublinhou, em declarações ao Mensageiro, desejar “ser bom e servir a comunidade” de acordo com as promessas feitas e em fidelidade com Deus.

Já António Joaquim Magalhães, neo-diácono, natural de Viduedo, Mogadouro, não deixou de referir, naquele que foi mais um passo rumo ao sacerdócio, que o momento da ordenação é “um sinal de encontro com Deus e com o outro”.  O neo-diácono estará ao serviço do próximo e do povo de Deus e trabalhará directamente com o Bispo da Diocese, D. António Montes.

A assistir à celebração, presidida pelo prelado e realizada no passado dia 24 de Maio, na Catedral de Bragança, estiveram muitos sacerdotes, diáconos e fiéis, que testemunharam o compromisso de fidelidade assumido perante Deus e perante toda a Igreja. Durante a homília, D. António Montes aproveitou para recordar que as vocações nascem no seio das famílias cristãs e as famílias não perdem os seus filhos ao entregá-los a Deus e ao serviço da Igreja.

“Através dos filhos, as famílias estão a contribuir para o crescimento da família cristã porque a Diocese deve ser como uma grande família, na qual todos participam com alegria”, apontou D. António Montes.

A ordenação de António Joaquim, como diácono, e de Manuel Augusto, como presbítero, serviu ainda para recordar que nunca um padre deixa de ser diácono, ou seja, de estar ao serviço da comunidade, da Igreja e do próximo, e de ser testemunho de Cristo.

As três dimensões inerentes ao ministério sacerdotal, ensinar, santificar e governar, devem, por isso, ser exercidas com fidelidade a Cristo, sobretudo numa altura em que as novas sociedades se organizam “como se Deus não existisse”

 

Diocese precisa de uma melhor evangelização

A necessidade da Diocese apostar numa melhor evangelização foi outro dos aspectos abordados durante a homília por D. António Montes.

Na Diocese de Bragança-Miranda continuam a realizar-se muitos baptizados e Crismas. No próprio dia das ordenações, foram crismados 14 jovens, na localidade de Grijó. No entanto, D. António notou que ainda há muita gente que pede os sacramentos por motivos sociais, quando os sacramentos devem ser actos religiosos. Da mesma forma, o bispo apontou que, por vezes, há uma certa prática da religião que tem algum mercantilismo, como seja, fazer uma promessa a Nossa Senhora em troca de um qualquer favor.

“Devemos levar a nossa vida cristã e se, porventura, Deus nos conceder uma favor, muito bem. Há muito trabalho a fazer nesta matéria porque há muito sentimento religioso, mas é preciso cristianizá-lo”.

A evangelização e cristianização do sentimento religioso é um dos passos que pode elevar o nível da vida cristã das famílias e levar ao aparecimento de novas vocações.

D. António aproveitou ainda para motivar todos os sacerdotes a criar verdadeiras comunidades cristãs, onde todos se sintam responsáveis e todos se sintam parte de uma família.

O bispo da Diocese agradeceu ainda a todas as equipas formadoras do Seminário de Bragança, do Seminário de Viseu e do Seminário do Porto. D. António destacou as obras recentemente realizadas no Seminário de Bragança e apelou à generosidade de todos, tendo o ofertório revertido a favor do Seminário.

Texto e foto Carla A. Gonçalves, Mensageiro Notícias

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR