Desde 1834 (Expulsão das Ordens Religiosas) que a Ordem de Santo Agostinho não tinha ordenações de padres portugueses. No próximo dia 9 de Outubro será ordenado o primeiro padre agostinho português desde que a Ordem de Santo Agostinho voltou (1974) a Portugal.
A ordenação presbiteral de Rui Caldeira – presidida por D. Joaquim Mendes – será na Igreja da Portela da Azóia, Paróquia de Santa Iria de Azóia (diocese de Lisboa).
Dados biográficos
Rui Caldeira nasceu em 18 de Setembro de 1981 na freguesia de S. Sebastião da Pedreira de Lisboa, mas que fez toda a sua vida civil e cristã na freguesia de Santa Iria. Aqui foi crismado, foi catequista e entrou a formar parte da Juventude Agostiniana Portuguesa (JAP) até que entrou na Ordem em Espanha (a delegação portuguesa depende da Província OSA de Espanha) em Setembro de 2003.
Fez os seus votos simples em 4 de Setembro de 2004, e os votos solenes (perpétuos) em 24 de Outubro de 2009, sendo o primeiro português a fazer esses votos em duzentos anos. Foi ordenado diácono em 19 de Dezembro de 2009. Tudo em Espanha. Foi destinado pelo Padre Provincial à Paróquia de São Domingos de Rana, onde reside actualmente, desde Setembro de 2010.