Entrada solene de monsenhor Fernando Ocáriz marcada para sexta-feira
Roma, 25 jan 2017 (Ecclesia) – O novo responsável mundial do Opus Dei afirmou que os jovens, a família, a luta contra a pobreza e os doentes são os desafios da prelatura, “os mesmos que os cristãos de hoje encontram”.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o gabinete de imprensa do Opus Dei informa que a entrada solene de monsenhor Fernando Ocáriz na igreja de Santa Maria da Paz, em Roma, sede da prelatura, está marcada para sexta-feira.
Sobre os desafios para o futuro, que estão a ser debatidos no congresso da Obra, o novo prelado explicou que desenvolvem “um amplo trabalho para ajudar as famílias” e querem “seguir as exortações” do Papa Francisco, que insiste continuamente na pastoral familiar.
Numa conferência de imprensa, o responsável mundial do Opus Dei, eleito na segunda-feira, identificou que os desafios que têm “são os mesmos que os cristãos de hoje encontram”, e à família acrescentou os jovens, a luta contra a pobreza e os doentes “do corpo e da alma”.
O monsenhor Fernando Ocáriz, que se sente “sereno e tranquilo” com a nomeação, destacou que a eleição aconteceu na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.
“Não devemos ser pessoas que procuram o confronto, que não leva a nenhum lado e pode ocasionar faltas de caridade. Não falo de irenismo: é possível ser amigos e ter ideias diferentes. A ponte da amizade pode levar a uma comunhão de ideias”, desenvolveu o sacerdote.
O congresso eletivo do Opus Dei começou na segunda-feira e nesse mesmo dia monsenhor Fernando Ocáriz foi nomeado e apresentado ao Papa Francisco, que “assinou a nomeação imediatamente”.
Também presente na conferência de imprensa, o monsenhor Mariano Fazio disse que o pontífice argentino destacou o “momento importante” para a prelatura uma vez que, pela primeira vez, vai ser guiada “por uma pessoa que não trabalhou estreitamente” com S. Josemaria Escrivá mas com quem conviveu enquanto estudante nos anos 60.
Neste contexto, Francisco pediu que “sendo muito fiéis ao espírito do fundador se enfrentem com audácia os desafios do futuro” e ofereceu um medalhão de Nossa Senhora ao terceiro sucessor de São Josemaria Escrivá.
“Se eu pensar nos tesouros que nos legaram S. Josemaria, o beato Álvaro e o último prelado que, humana e sobrenaturalmente, tinham uma grandeza notável, não me sinto digno”, disse também o novo prelado eleito que agradeceu a Deus, aos eleitores e ao Papa Francisco “a confiança” para o novo serviço.
Fernando Ocáriz nasceu em Paris a 27 de outubro de 1944, filho de uma família espanhola exilada em França pela Guerra Civil (1936-1939) e é o mais novo de oito irmãos.
A nível mundial mais de 92 mil e 600 pessoas pertencem ao Opus Dei: 2083 são sacerdotes, e aproximadamente 57% são mulheres; em Portugal a prelatura começou o trabalho estável em 1946.
O Opus Dei foi fundado em 1928 e é uma prelatura pessoal da Igreja Católica – figura pastoral prevista no Concílio Vaticano II – que “sensibiliza” os cristãos para a importância religiosa da “vida corrente do dia-a-dia, na família e no trabalho”, e oferece uma proposta formativa, teológica, espiritual e apostólica, que passa por retiros, aulas de formação, círculos sobre temas de vida cristã, e acompanhamento espiritual pessoal.
CB/OC