Operação «Fátima 2010» será apresentada em breve

Está em elaboração e dentro em pouco será publicado o Plano de Operações “Fátima 2010”, documento necessário ao enquadramento das forças de protecção e socorro envolvidas na organização da peregrinação do Papa Bento XVI ao Santuário de Fátima.

 “Esta deslocação do mais alto representante da Igreja Católica ao distrito de Santarém obriga ao planeamento e implementação de uma operação de socorro e assistência. Prevê-se a afluência de várias centenas de milhares de peregrinos à cidade de Fátima, particularmente nos dias 12 e 13 de Maio”, afirma, no Boletim Informativo “CDOS Santarém” de Abril de 2010, o Comando Distrital de Socorro (CDOS) de Santarém, que anuncia “para breve” a publicação do Plano de Operações “Fátima 2010”.

 “Com o apoio do Governo Civil de Santarém, será elaborada uma base de dados geográfica específica para apoio à decisão, na fase de planeamento e durante a operação. A aplicação irá estar disponível nos postos de comandos da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e da GNR. Este trabalho vai também permitir a constituição de uma carta da zona urbana limítrofe do Santuário e da cidade, sobreposta por uma grelha referenciadora e que permitirá a identificação de locais, infraestruturas, rede viária, estabelecimentos comerciais e hoteleiros, de forma rápida a todas as forças implicadas”, revela também este Comando Distrital na mesma publicação enviada por Internet.

Esta entidade divulga ainda que a articulação entre a ANPC, responsável pela organização e coordenação da operação e socorro, e a GNR, responsável pela operação de segurança, “tem sido uma constante e culminará com a operação propriamente dita e no relacionamento entre os dois postos de comando que na altura se constituirão”.

LeopolDina Simões, Sala de Imprensa do Santuário de Fátima

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top