Responsáveis sublinham riscos do terrorismo
Lisboa, 07 jul 2017 (Ecclesia) – Os responsáveis pelas comissões da Justiça e Paz na Europa e nos EUA lançaram um apelo conjunto pela eliminação global das armas nucleares.
O documento associa-se à discussão em curso na ONU, até hoje, para negociar um tratado que vincule juridicamente os Estados-membros que leve à “proibição das armas nucleares” para chegar à sua “total eliminação”.
Na nota enviada à Agência ECCLESIA, intitulada ‘Desarmamento nuclear: Procurando a Segurança Humana’, os responsáveis católicos lamentam que os EUA e a maioria dos países estejam à margem das negociações em curso.
“Esta urgência [eliminação das armas nucleares] é intensificada pela perspetiva do terrorismo e da proliferação nucleares”, bem como pela “insatisfação dos países sem nuclear em relação à falta de progressos nos esforços de desarmamento”.
Os bispos católicos pedem que as nações trabalhem em favor da paz “através do desarmamento nuclear”, alertando para a “natureza indiscriminada e desproporcionada” destas armas.
O documento recorda as posições do Papa Francisco e da Santa Sé em defesa do desarmamento e da não-proliferação nuclear.
OC