ONPC lembra diácono Daniel Rodrigues

O diácono permanente Daniel Rodrigues, coordenador do Secretariado da Pastoral dos Ciganos e Minorias Étnicas da Diocese de Aveiro, colaborador da Paróquia da Sé de Aveiro e da pastoral dos reclusos e vogal do Conselho Fiscal da Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos, faleceu em Aveiro em 29 de Novembro, com 79 anos.

O seu funeral realizou-se em 30 de Novembro, tendo a Missa de corpo presente na Sé de Aveiro sido presidida pelo bispo emérito de Aveiro, D. António Marcelino.

A Missa de 7.º dia realizar-se-á às 19 horas do dia 6 de Dezembro e será presidida pelo bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos.

Para a Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos, Daniel Rodrigues foi, acima de tudo, um grande amigo e apóstolo dos ciganos, tendo desenvolvido ao longo de muitos anos, um trabalho infatigável nos acampamentos dos ciganos, ultimamente através do Projecto Senda Gitana, promovido pela Cáritas de Aveiro de cuja equipa de apoio aos ciganos ele era responsável.

Em 11 de Novembro de 2009, Daniel Rodrigues dirigiu ao actual Bispo de Aveiro, uma dramática “Mensagem – Partilha” que começa pelas palavras “Martinho, pobre e humilde, entrou rico no Céu…”.

Por ocasião do Conselho Diaconal da Diocese, onde, por razões de saúde não podia estar presente, Daniel Rodrigues apela a que a Igreja, nomeadamente os párocos, visitem os ciganos nos lamaçais onde vivem e reflictam com eles sobre a sua realização “como Pessoas”.

Daniel Rodrigues participou activamente no Encontro Nacional da Pastoral dos Ciganos em Ovar de 20 a 22 de Novembro do ano passado e foi carinhosamente lembrado no Encontro dos passados dias 19 a 21 de Novembro, em Beja.

À viúva, aos três filhos e quatro netos de Daniel Rodrigues, a Pastoral dos Ciganos manifesta a sua “comovida amizade”.

Redacção/ONPC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR