Omnes Sane

Este é o título da carta que o Papa João XXIII se dirigia a cada um dos bispos católicos, em abril de 1962, a respeito da aproximação da abertura do Concílio Ecuménico Vaticano II.

Todos, sem dúvida, vêm o quanto seja necessário, avizinhando-se cada vez mais o Concílio Ecuménico Vaticano II, que os fiéis rezem com cada vez maior fervor ao Espírito Santo paráclito, a fim de que, com a sua força e sua luz assista e guie aqueles que se preparam e se ocupam deste importantíssimo evento, esperado em todo o mundo com ânimo comovido por aqueles que se orgulham do nome cristão.

(…) Como é justo, cada um dos nossos pensamentos e diligências tende a fazer com que o ânimo dos bispos seja todo absorvido por esse importantíssimo evento, pois cabe a eles, juntamente com o romano pontífice, dedicar atenção ao concílio e carregar os pesos, cada um a sua parte. Ao dar-te esse sinal da nossa benevolência e confidência, o qual, embora estando fora do usual da Sé Apostólica, certamente te agradará, move-nos o desejo de manifestar-te desde já a particular alegria que provaremos no próximo mês de outubro, quando poderemos abraçar paternalmente todos os bispos católicos”.

Omnes Sane, nn 1.3.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top