A SIGNIS, a associação católica mundial para a comunicação, considera que o ano de 2004 ficou marcado pela qualidade e a credibilidade do esforço levado a cabo nos festivais de cinema como o de Montreal, Leipzig e o Prix Itália. Apesar da controvérsia gerada por filmes com histórias de aborto (Vera Drake), eutanásia (Mar Adentro) ou pornografia (Nine Songs), também os festivais de Veneza e San Sebastian mereceram uma referência elogiosa. Para a SIGNIS, a maior parte dos directores de festival escolheu os seus filmes com uma grande preocupação pela “verdade”, com trabalhos artísticos que se debruçavam sobre o estado presente do mundo e da humanidade. Mesmo considerando que alguns trabalhos privilegiam a forma sobre o conteúdo, ou vice-versa, a associação católica mundial para a comunicação considera que o ano que passou trouxe até nós obras que nos confrontaram com aspectos determinados do comportamento e dos sentimentos humanos, que passam despercebidos na vida quotidiana. A intenção de criar debate entre o público e os Media, fazendo as audiências reagir, foi considerada pela SIGNIS como uma das heranças marcantes de 2004. Assim se mostraram todas as facetas da condição humana: esperança, desespero, sofrimentos e alegrias, muitas vezes determinadas por forças externas como guerras ou acidentes. Em San Sebastian, o júri da SIGNIS premiou o filme “Sonho de uma noite de Inverno”, de Goran Paskaljevic, onde se retrata uma sociedade ainda traumatizada pela guerra civil. O objectivo do prémio foi sublinhar que mesmo nestas situações de guerra e ódio, alguns conseguem manter a confiança na bondade humana. A associação católica mundial para a comunicação constata ainda que os documentários voltaram a estar em voga, considerando que esse facto manifesta a sede do público em obter informação audiovisual baseada em investigação jornalística, oferecendo um contexto e uma análise para fenómenos ou acontecimentos relevantes.
