A Oikos está a promover em Portugal a 4.ª edição do concurso de cartazes para jovens no âmbito do 20.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, lançado pela Comissão Europeia a todos os países membros.
Segundo um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o concurso pretende “que crianças e jovens aprendam mais sobre os seus direitos e manifestem a sua opinião sobre o assunto”.
Para participarem devem criar equipas de 4 pessoas (idades entre 10-14 ou 15-18 anos) com um supervisor adulto.
As equipas devem fazer uma pré-inscrição no site do concurso www.eurojovem.eu
No website estão disponíveis vários materiais de apoio bem como a Convenção sobre os Direitos da Criança e o regulamento detalhado do concurso.
Após uma primeira selecção das obras a nível nacional, haverá uma cerimónia de entrega de prémios e as três equipas vencedoras de cada grupo entram automaticamente em competição europeia, onde Portugal já conseguiu dois lugares nas últimas competições.
Os vencedores europeus visitam Bruxelas para descobrir a cidade e as instituições europeias, participando numa cerimónia europeia de entrega dos prémios presidida por Jacques Barrot.
Em Portugal, à semelhança dos últimos quatro anos, o concurso será coordenado pela Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, em colaboração com a Representação da Comissão Europeia.
Mais informações em www.oikos.pt e www.eurojovem.eu