Oeiras, Lisboa, 26 jan 2012 (Ecclesia) – A Câmara Municipal de Oeiras (Lisboa) inaugura, este domingo, no parque urbano de Miraflores, freguesia de Algés, um espaço de homenagem aos “primeiros grandes teólogos da Igreja”, os Santos Agostinho, Ambrósio, Jerónimo e Gregório.
Em destaque neste espaço está “uma peça escultórica onde se encontra representado Santo Ambrósio, que tem como virtude/princípio associado a Caridade”, lê-se no site da edilidade, presidida por Isaltino Morais.
Este conjunto, com 8 metros de altura (4,50m da escultura propriamente dita e 3,50m de base), é da autoria do escultor Francisco Simões.
Como o monumento é alusivo aos quatro santos, geometricamente dispostas em torno da base do monumento onde assenta a figura de S. Ambrósio estão reunidas “três placas alusivas às Doutrinas de S. Agostinho (Verdade), S. Jerónimo (Sabedoria) e S. Gregório (Justiça)”, realça
Mais do que arte pública para contemplação “trata-se de uma espécie de reconhecimento e conselho dos ensinamentos da Igreja, neste momento de crise”, acrescenta o site
Uma forma de chamar a atenção “para valores que não podem ser esquecidos, principalmente neste momento em que a sociedade se rendeu ao excessivo materialismo e egoísmo, com um conceito de felicidade baseado no consumismo e no individualismo”, sublinha.
LFS