Lisboa, 06 jul 2011 (Ecclesia) – A deputada Maria José Nogueira Pinto morreu esta terça-feira, aos 59 anos, anunciou o grupo parlamentar do PSD.
A política ocupou vários cargos em instituições públicas e privadas, ao longo da sua vida: foi vice-presidente do instituto português do cinema, diretora da maternidade Alfredo da Costa e provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Guilherme d’ Oliveira Martins, atual presidente do Tribunal de Contas, recorda Nogueira Pinto como “cristã empenhada”.
“Foi minha colega na faculdade e desde sempre devo reconhecer que ela se afirmou com uma personalidade muito forte, uma personalidade muito generosa, uma pessoa com qualidades extraordinárias, qualidades de cidadã, de uma cristã empenhada que foi sempre toda a vida”, disse à RR.
“Perco uma grande amiga, que me suscita já uma grande saudade, mas sobretudo que cita o seu exemplo de alguém que deu sempre tudo ao serviço público e tudo aquilo que ela entendia ser o bem comum”, concluiu.
À Lusa, o deputado e antigo presidente do CDS-PP José Ribeiro e Castro afirmou e que a morte de Maria José Nogueira Pinto foi uma “grande perda para Portugal”, enaltecendo o seu exemplo de “coragem” e “verticalidade”.
Ribeiro e Castro lembrou igualmente a sua faceta de “católica” e “cristã empenhada”, que “procurou sempre viver na companhia de Deus, uma coisa difícil”.
RR/OC