Setúbal, 28 set 2018 (Ecclesia) – O padre José Vicente Martins faleceu aos 97 anos de idade e 80 de Companhia de Jesus (Jesuítas), esta quinta-feira, e o funeral realiza-se hoje, às 10h00, na igreja de São João de Brito, em Lisboa.
O vigário-geral da Diocese de Setúbal lembra que o sacerdote Jesuíta foi nomeado pároco da Paróquia de Cristo Rei, Pragal, a 22 de novembro de 1992.
“Transformou velhas instalações de uma quinta na igreja de São Francisco de Borja, sede da quasi paróquia de S. Francisco Xavier de Caparica, atualmente a cargo da Companhia de Jesus. Promoveu obras de restauro e ampliação da igreja paroquial do Pragal”, desenvolve o padre José Lobato.
O padre José Vicente Martins deixou de pároco, por motivos de saúde, e mudou-se para o Centro Inaciano do Lumiar, em 2009, mas depois regressou à diocese sadina, à Paróquia de Miratejo, “onde prestou, sempre que a frágil saúde lho permitia, colaboração pastoral”.
A Diocese de Setúbal divulga, no seu sítio online, que o sacerdote Jesuíta nasceu na freguesia de Cabril, Concelho de Pampilhosa da Serra, em Coimbra, em 1921.
Em 1938, José Vicente Martins entrou no noviciado da Companhia de Jesus e fez os primeiros votos no ano seguinte, tendo sido ordenado presbítero, em Oxford.
Estudou Humanidades, Ciências e Filosofia, foi professor no Colégio das Caldinhas, em Santo Tirso, esteve em missão na Zambézia, Boroma e, em 1949, regressou à Europa, estudou Teologia em Granada e na Faculdade de Teologia de Chiping Norton (1952 – 1954) em Oxford.
Em 1955 voltou à missão e regressou definitivamente a Portugal, em 1962, foi coadjutor na Paróquia de S. Francisco de Paula, em Lisboa, tendo sido nomeado pároco no ano seguinte e, por exemplo, no serviço à Paróquia de S. João Evangelista, também no Patriarcado, “transformou um velho cinema em igreja”.
O sacerdote faleceu aos 97 anos de idade e 80 de Companhia de Jesus, esta quinta-feira, na Enfermaria do Colégio de S. João de Brito, e o funeral do padre José Vicente Martins realiza-se hoje, às 10h00, na igreja de São João de Brito, em Lisboa.
CB