Óbito: Faleceu Jesué Pinharanda Gomes

Filósofo, historiador e escritor era natural de Quadrazais, no concelho do Sabugal

Foto Câmara Municipal do Sabugal, Jesué Pinharanda Gomes

Lisboa, 27 jul 2019 (Ecclesia) – Faleceu hoje Jesué Pinharanda Gomes, filósofo, historiador e escritor, realizando-se o velório a partir deste domingo, na Igreja de Santo António dos Cavaleiros, em Lisboa, onde vai ser celebrada um Missa, na segunda-feira, seguindo o funeral para o Sabugal.

Jesué Pinharanda Gomes nasceu em Quadrazais, concelho do Sabugal, a 16 de Julho de 1939, e é “um dos nomes mais destacados no estudo e divulgação do pensamento português”.

Numa nota publicada na página da internet da presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa afirma que o “autodidacta erudito” deixou “uma bibliografia vastíssima, iniciada em começos dos anos 1960, e que abarca temas filosóficos, culturais, literários, religiosos, teológicos e até etnológicos”.

“Escreveu sobre o ‘Cancioneiro de Quadrazais’ (a sua terra natal, no concelho do Sabugal, distrito da Guarda), o platonismo e o aristotelismo, sobre Frei Bartolomeu dos Mártires, Guilherme Braga da Cruz, Santo Agostinho ou Leonardo Coimbra, entre outros, bem como inúmeros estudos sobre a Guarda e sobre figuras da Igreja em Portugal”, refere o presidente d República.

Marcelo Rebelo de Sousa lembra as “obras de referência” editadas por Jesué Pinharanda Gomes, como a “Introdução à História da Filosofia Portuguesa, Pensamento Português (7 volumes) e Dicionário da Filosofia Portuguesa”

“Co-fundador do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, sócio correspondente da Academia Internacional de Cultura Portuguesa e da Academia Portuguesa de História, Doutor Honoris Causa pela Universidade de Beira Interior, era um trabalhador incansável, um homem de convicções profundas e um indefetível de uma certa ideia de Portugal”, acrescenta o presidente da República.

O Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, por seu lado, apresenta Pinharanda Gomes como um “pensador profícuo, com vasta obra publicada e um valioso espólio bibliográfico disponível no Centro de Estudos Jesué Pinharanda Gomes”, na sede do concelho.

“Medalha de ouro do Município do Sabugal, Pinharanda Gomes teve o reconhecimento da academia que lhe conferiu o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade da beira interior (UBI), em 2018”, acrescenta António dos Santos Robalo num comunicado publicado na página autarquia.

De acordo com o comunicado publicado na página da internet da Câmara Municipal do Sabugal, o município decretou três dias de Luto Municipal, com “a bandeira do Município do Sabugal a meia haste, pelo falecimento do Doutor Jesué Pinharanda Gomes”.

O sítio da autarquia refere que corpo de Jesué Pinharanda Gomes vai estar em câmara ardente na Igreja de Santo António dos Cavaleiros, em Lisboa, a partir das 17 horas deste domingo, onde, às 10h00 de segunda-feira, o cardeal-patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente vai presidir à Missa de corpo presente, “seguindo depois para a sua terra natal, Quadrazais, onde se realizará o funeral pelas 18 horas”.

PR

Partilhar:
Scroll to Top