Óbito: Bispo de Setúbal expressa «enorme tristeza» pela morte de um casal por causa do mau tempo

D. Américo Aguiar afirma que a inundação da casa por causa do mau tempo é uma  «tragédia fere o coração de todos»

Foto Rui Menderico/Lusa,
casa onde faleceu um casal com 88 anos, que inundou devido à chuva forte

Setúbal, 13 nov 2025 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal afirmou que a morte de um casal octogenário por causa do mau tempo é uma “tragédia fere o coração de todos” e deixa a comunidade diocesana “mais pobre e mais silenciosa”.

“Com enorme tristeza recebi a notícia da morte de um casal de octogenários, hoje, em Fernão Ferro, Seixal, em consequência do mau tempo que tem atingido a nossa Diocese de Setúbal. Esta tragédia fere o coração de todos nós e deixa a nossa comunidade mais pobre e mais silenciosa”, afirma D. Américo Aguiar em numa nota episcopal enviada à Agência ECCLESIA.

De acordo com a proteção civil do Distrito de Setúbal, um casal com 88 anos faleceu na manhã de hoje na habitação onde morava, em Fernão Ferro, que inundou por causa da chuva.

“Quero, antes de mais, rezar por estes nossos irmãos que partiram inesperadamente e abraçar, com grande proximidade e respeito, a família e amigos, que agora enfrentam uma dor profunda e difícil de suportar. Que Deus lhes dê força e consolação neste momento tão duro”, acrescenta o bispo de Setúbal.

D. Américo Aguiar dirigiu também uma “palavra de gratidão sincera a todos os que, nestas horas de grande aflição, estão no terreno a responder aos inúmeros pedidos de ajuda”, nomeadamente os bombeiros, os agentes de proteção civil, as forças de segurança, os trabalhadores das autarquias e “tantos concidadãos que, com generosidade e sentido de comunidade, não hesitam em ajudar”.

“A todos, muito obrigado pela dedicação e coragem”, acrescentou o bispo de Setúbal.

“A todos, peço prudência, serenidade e atenção às instruções das autoridades.

E a todos, peço que continuemos a cuidar uns dos outros — é assim que vencemos as tempestades da vida”.

D. Américo Aguiar conclui a nota episcopal confiando o casal falecido “ao amor misericordioso de Deus” e pedindo a Nossa senhora que “acompanhe as suas famílias, proteja quem se dedica ao socorro” e guie a Diocese de Setúbal “nos dias que se seguem”.

Na última noite, as fortes chuvadas atingiram sobretudo os distritos de Setúbal e Santarém, provocando diferentes inundações e, de acordo com a Proteção Civil, provocaram dois mortos, cinco deslocados, num total de 918 ocorrências, registadas até às 11h00 de hoje.

PR

Partilhar:
Scroll to Top