«O Vídeo do Papa»: Convida a rezar «pelas condições de trabalho», com as palavras dos três últimos Papas

Rede Mundial de Oração do Papa «confia ao Senhor a missão do novo Papa e continua a sua tarefa apostólica»

Cidade do Vaticano, 05 mai 2025 (Ecclesia) – A Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP), obra confiada aos jesuítas que desenvolve ‘O Vídeo do Papa’, lembra que Francisco convidou “a rezar pelas condições de trabalho”, em maio, e partilhou palavras dos três últimos pontífices.

“Rezemos para que, através do trabalho, cada pessoa se realize, as famílias sejam sustentadas com dignidade e se humanize a sociedade”, pede ‘O Vídeo do Papa’, deste mês de maio, publicado esta segunda-feira, dia 5.

A RMOP, Obra Pontifícia confiada à Companhia de Jesus (Jesuítas), alerta que atualmente, segundo dados da ONU e da OIT – Organização Internacional do Trabalho, “402,4 milhões de pessoas em todo o mundo estão desempregadas”, “160 milhões de crianças são obrigadas a trabalhar”, enquanto 240 milhões de trabalhadores recebem um salário inferior “a 3,65 dólares por dia”, e mais de 60% da população ativa mundial trabalha na economia informal, “o que significa que cerca de 2 mil milhões de pessoas estão privadas de direitos laborais e de proteção social”.

Na publicação anual das intenções de oração para 2025, o Papa Francisco convidou a “rezar em maio pelas condições de trabalho”, a Rede Mundial de Oração do Papa convida, com um novo vídeo, a deixarem-se “inspirar com as palavras dos três últimos papas”: Francisco, Bento XVI e São João Paulo II.

Do Papa Francisco destaca que, durante uma audiência geral em 2022, afirmou que “os evangelistas Mateus e Marcos definem José como marceneiro ou carpinteiro”, e Jesus exerceu o ofício do pai, “um trabalho bastante duro”, que do ponto de vista económico, “não garantia grandes rendimentos”.

“O trabalho é uma unção de dignidade. O que confere dignidade não é levar o pão para casa. O que confere dignidade é ganhar o pão”, acrescentou o Papa que faleceu no dia 21 de abril deste ano.

Já Bento XVI afirmou que “o trabalho reveste uma importância primária para a realização do homem e para o desenvolvimento da sociedade”, dirigindo-se a todos os trabalhadores na Festa de São José, em 2006.

“Por este motivo é necessário que ele seja sempre organizado e levado a cabo no pleno respeito da dignidade humana e ao serviço do bem comum. Ao mesmo tempo é indispensável que o homem não se deixe escravizar pelo trabalho, que não o idolatre, com a pretensão de encontrar nele o sentido último e definitivo da vida”, desenvolveu o Papa alemão.

Neste Ano Santo 2025, a Rede Mundial de Oração do Papa recorda as palavras do Papa João Paulo II na celebração do Jubileu dos Trabalhadores em 2000: “o Ano jubilar suscita uma redescoberta do sentido e do valor do trabalho”.

“Convida a encarar os desequilíbrios económicos e sociais existentes no mundo do trabalho, restabelecendo a justa hierarquia dos valores, atribuindo o primeiro lugar à dignidade do homem e da mulher que trabalham, à sua liberdade, responsabilidade e participação”, acrescentou o santo polaco.

A Rede Mundial de Oração do Papa destaca que os Magistérios dos três últimos Papas –  João Paulo II, Bento XVI e Francisco – reafirmam que as pessoas “devem ser o centro e a prioridade do mundo do trabalho”.

O ‘Vídeo do Papa’ deste mês de maio, dedicado ao ‘trabalho’,’ foi realizado com a ajuda da Câmara de Comércio de Roma e da Fondazione PRO Rete Mondiale di Preghiera del Papa

Nas vésperas da eleição de um novo Papa, o Conclave tem início esta quarta-feira, dia 7 de maio, a Rede Mundial de Oração “confia ao Senhor a missão do novo Papa” e continua a sua tarefa apostólica, “confiando a Deus os desafios da humanidade e da missão da Igreja”.

O Vídeo do Papa’ é uma iniciativa oficial de alcance global com o propósito de divulgar as intenções de oração mensais do Santo Padre, desde 2016, teve “mais de 244 milhões de visualizações em todas as redes sociais do Vaticano”, está traduzido em mais de 23 idiomas e tem cobertura da imprensa em 114 países.

CB

Partilhar:
Scroll to Top