O sacerdócio na Igreja e no mundo

O sacerdócio na Igreja e no mundo João Paulo II ordenou a 11 de Maio, 31 novos sacerdotes, no dia em que a Igreja celebrava a Jornada Mundial de Oração pelas Vocações, apresentando o sacerdócio como “dom precioso para a Igreja e o mundo”. Na sua homilia, o Papa sintetizou a missão do sacerdote como homem de Palavra e homem de Eucaristia.

Enquanto «homem da Palavra», afirmou o Papa, ao sacerdote corresponde «a tarefa de levar o anúncio evangélico aos homens e mulheres de seu tempo».

«Deve fazê-lo com profundo sentido de responsabilidade – sublinhou -, comprometendo-se a estar sempre em plena sintonia com o Magistério da Igreja». Enquanto «homem da Eucaristia», acrescentou, o sacerdote «experimenta a exigência de uma configuração cada vez mais íntima com Jesus, Bom Pastor, sumo e eterno Sacerdote.

o Papa, que completou 56 anos de sacerdócio, deixou vários conselhos aos novos sacerdotes: “alimentai-vos com a Palavra de Deus; encontrai-vos cada dia com Cristo presente realmente no sacramento do Altar. Deixai-vos alcançar pelo amor infinito de seu Coração, fazei mais longa a adoração eucarística nos momentos importantes de vossa vida, os das decisões pessoais e pastorais difíceis, ao início de vossas jornadas».

Ao rezar depois a oração mariana do «Regina cæli», o Papa pediu aos peregrinos reunidos na praça de São Pedro que dêem graças a Deus pelo “dom tão precioso para a Igreja e para o mundo” da ordenação dos novos sacerdotes, e recomendou orações para eles e todos os presbíteros do mundo para que “se assemelhem cada vez mais a Cristo”.

Dirigindo-se depois aos rapazes e raparigas de Roma, presentes na praça de São Pedro, que haviam participado neste dia na “Maratona de Primavera – Festa da Escola”, recordou que a escola deveria desempenhar um “papel importante na educação dos rapazes para responder generosamente a Deus que os chama ao serviço dos irmãos”.

Partilhar:
Scroll to Top