José Luís Nunes Martins

O sucesso é sempre o resultado de uma ação, de uma caminhada ou de uma conquista. O primeiro passo é sonhar. Pensar e permitir-se escutar também o coração no que diz respeito ao rumo ou ao destino que é melhor para si. Depois, é preciso fazer o que é necessário para o conseguir. É simples, em teoria.
Claro que sem os meios necessários, o fracasso torna-se muito provável. Mas, na verdade, o mais determinante de todos os instrumentos é a força de vontade para levar adiante o projeto sonhado, porque sempre se encontrarão meios alternativos para compensar os que seriam mais óbvios.
É preciso trabalhar. Não há sucesso algum em recebermos um prémio para o qual nos esforçamos. Sorte talvez, mas não sucesso. Até a sorte, por vezes, dá trabalho a conseguir, outras vezes é necessário muito trabalho para não permitir que aquilo que a sorte nos trouxe não nos arruíne.
Acertar na oportunidade, no tempo certo, para fazer algo é algo de que muitas pessoas que conseguiram grandes feitos afirmam ser importante. É essencial saber ser paciente para esperar pelo momento mais propício sem perder a determinação.
O final que alguém determina para si próprio será sempre uma consequência de tudo o que fez para lá chegar. Não vale nada sonhar e ficar à espera que tudo se alinhe para que isso nos seja entregue.
Quem julga merecer mais do que os que estão à sua volta, só o alcançará se compreender que os sacrifícios que deve fazer terão de ser maiores do que os deles. Mais, também o fracasso que poderá abater-se sobre ele será, na mesma linha, maior do que os comuns.
O sucesso é sempre passageiro. Há apenas um que é permanente.
O amor, apesar de tudo, é o único caminho para a felicidade. Ora, esse é o maior propósito a que alguém pode propor-se, pelo que o caminho é cheio de abandonos, sacrifícios e injustiças.
E a felicidade está mesmo no final do caminho do amor? Não. À medida que se aprende a perseverar face dos aparentes fracassos, descobre-se também que o entusiasmo com que se avança é já a felicidade que se busca.
