O presente e o futuro do Corpo Nacional de Escutas

O Conselho de Reflexão e Estratégia Pedagógica (CREP) está reunido para reflectir sobre as tendências num contexto de globalização.

O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português (CNE) – promove, hoje e amanhã (23 e 24 de Outubro) o CREP (Conselho de Reflexão e Estratégia Pedagógica), uma iniciativa que pretende juntar à mesma mesa responsáveis nacionais e regionais da Associação, em conjunto com oradores da sociedade civil e que terá lugar na Universidade Católica, em Lisboa.

Os objectivos dos dois dias de mesas redondas e intervenções são reflectir sobre “a sociedade e a juventude em Portugal, e respectivas tendências num contexto de globalização, e conhecer os principais desafios pedagógicos no quadro das diversas áreas de desenvolvimento pessoal, identificar acções e iniciativas que respondam aos desafios emergentes e perspectivar os desafios e motivações do voluntariado na sociedade contemporânea” – lê-se num comunicado do CNE enviado à Agência ECCLESIA.

Para auxiliar a reflexão dos responsáveis escutistas, foram convidados oradores da sociedade civil. O objectivo do CNE é ouvir pessoas fora do escutismo para que o escutismo não fique “fechado” sobre si mesmo, mas alargue horizontes e possa conhecer outras perspectivas.

Corpo Nacional de Escutas
O Corpo Nacional de Escutas é a maior associação juvenil portuguesa, inserida e enquadrada no maior movimento juvenil mundial.

Em Portugal conta com um efectivo de 60 mil jovens e de 9 mil adultos. É uma associação de juventude sem fins lucrativos, não política e não governamental, destinada à formação integral de jovens dos 6 aos 22 anos de idade, baseado na adesão voluntária a um quadro de valores expressos na Promessa e Lei escutistas, através de um método original que permite a cada jovem ser protagonista do seu próprio crescimento, para que se sinta plenamente realizado e desempenhe um papel construtivo na sociedade.

Está implantado através de mais de 1.000 agrupamentos espalhados por todo o continente e regiões autónomas.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top