Joaquim Mexia Alves, Diocese de Leiria-Fátima

Já decidi que o meu Papa é Leão XIV!
Está decidido e já não mudo de opinião.
E porque é que ele é o meu Papa?
Porque foi escolhido pelo Colégio de Cardeais reunidos no Conclave, em Igreja.
Aliás Leão XIV é o meu Papa porque Pedro é o meu Papa.
Portanto e resumindo só tenho dois Papas: Pedro e Leão XIV.
Claro que no tempo da minha vida houve outros Papas, desde Pio XII até Francisco, mas neste tempo em que vivo tenho apenas estes dois Papas: Pedro e Leão XIV.
Acredito que pela voz dos Cardeais eleitores também Jesus disse a Leão XIV:
«Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Abismo nada poderão contra ela. Dar-te-ei as chaves do Reino do Céu; tudo o que ligares na terra ficará ligado no Céu e tudo o que desligares na terra será desligado no Céu.» Mt 16, 18-19
Gostei do sorriso, da emoção sincera, da simplicidade digna, das primeiras palavras, enfim de tudo, mas nada disso o fizeram mais meu Papa do que já era a partir do “Habemus papam” e da frase “qui sibi nomen imposuit Leonem XIV”.
A centralidade das primeiras palavras em Cristo Ressuscitado e na Sua paz para os homens, (que não é a paz dos homens), encheram o meu coração.
Leão XIV conta a partir de hoje com as minhas pobres orações diárias, sobretudo pedindo que o Espírito Santo o ilumine e lhe dê forças para conduzir a Igreja, para nos conduzir em Igreja, à Verdade revelada em Jesus Cristo, no amor do eterno Pai.
“O Espírito Santo, que é o espírito da verdade, porque procede do Pai, Verdade eterna, e do Filho, Verdade substancial, recebe de ambos, juntamente com a essência, toda a verdade que depois comunica à Igreja, assistindo-a para que nunca erre, e fecundando os germes da revelação até que, no momento oportuno, atinjam a maturidade para a saúde dos povos. E como a Igreja, que é o meio de salvação, deve durar até o fim dos tempos, é precisamente o Espírito Santo que nutre e aumenta a sua vida e virtude: «Eu rogarei ao Pai, e ele vos enviará o Espírito da verdade, que permanecerá convosco para sempre»” (Carta Encíclica Divinum Illud Munus de Leão XIII)
Joaquim Mexia Alves
(Os artigos de opinião publicados na secção ‘Opinião’ e ‘Rubricas’ do portal da Agência Ecclesia são da responsabilidade de quem os assina e vinculam apenas os seus autores.)