O Menino Jesus no acervo do Museu Municipal de Estremoz

A Câmara Municipal de Estremoz inaugurou, no dia 28 de Novembro, a exposição “O Menino Jesus no acervo do Museu Municipal de Estremoz Professor Joaquim Vermelho”.

Tendo em consideração a época do ano que estamos a viver, a equipa afecta ao Museu preparou uma exposição relativa ao Menino Jesus, aproveitando o acervo disponível. Não se ficou somente pelo Menino integrado na cena da Natividade, pois seria redutor e repetitivo. Utilizando as colecções que estão patentes em permanência, bem como as que estão nas Reservas, integrou-se na mostra toda e qualquer iconografia onde se observasse o Deus menino.

Tendo à disposição um acervo com cerca de 2000 peças musealizadas, tendencialmente ligado ao artesanato local (cerâmica, madeira, cortiça e chifre), mas com uma colecção de arte sacra e ainda uma colecção de arte contemporânea (vulgarmente chamada de Galeria de Desenho), não foi difícil apresentar uma exposição de qualidade.

A colecção mais representada é claro está a de barrística local, dada a especialização que o Museu tem nesta área. Podemos porém fruir ainda de ilustrações de Maria Keil, bem como de pintura setecentista, artesanato em madeira, Meninos de Oratório em madeira e um Registo de Estampa e papel recortado. Esta mostra termina a 9 de Janeiro.

Partilhar:
Scroll to Top