O entusiasmo da vocação cristã

Através de dinâmicas e outras formas activas, os catequistas e animadores da diocese de Leiria receberam formação vocacional “de modo a possibilitar às crianças, adolescentes e jovens condições para que descubram e se entusiasmem pela vocação cristã” – realça um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Este encontro – sob o tema «Animação vocacional como serviço de caridade» – realizou-se em Leiria, dia 23 de Outubro, e teve participantes (catequistas e animadores) de uma dezena de paróquias da Diocese.

Além desta acção pontual, o Serviço de Animação Vocacional tem a funcionar a formação «Chama que chama» para animadores, ao longo de todo o ano pastoral, no âmbito da Escola diocesana «Razões da Esperança».

Em ordem à constituição local do grupo de animadores vocacionais, o Serviço diocesano desloca-se às paróquias para sensibilizar os catequistas e outros agentes pastorais para a sua co-responsabilidade no cuidado pelas vocações.

Com estas actividades, o Serviço de Animação Vocacional está a corresponder à orientação dada pelo bispo diocesano, que escreveu: “Como num jogo em equipa, há que ter animadores. Por isso, em cada paróquia ou vigararia será desejável a criação de um «Grupo de Animadores Vocacionais». É um ministério novo que se vai configurando dentro da comunidade, ao qual se confia o mandato da animação vocacional” (D. António Marto, Descobrir a beleza e a alegria da vocação cristã, 2006).

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top