O Dia das Maias na Festa das Chagas

A Paróquia de Santiago, Sesimbra, propõe aos paroquianos e à população em geral o enfeite das janelas e portas das casas e da Igreja Matriz, em comemoração do ‘dia das maias’. Esta iniciativa, dia 1 de Maio, está inserida nas Festas do Senhor Jesus das Chagas e vem sendo realizada desde há dois anos.

Deste modo deseja-se que as casas da freguesia de Santiago dêem uma expressão de fé e de alegria… interior e exterior, tanto para si os próprios moradores como para quem possa visitar Sesimbra, por ocasião das festas em honra do Senhor das Chagas, cuja procissão se efectua no dia 4 de Maio.

Com efeito, estão a decorrer, desde 11 de Abril passado, as Festas do Senhor Jesus das Chagas, que este ano tem por tema: «o nosso mar». Partindo desta expressão/resumo se procura reflectir sobre o mar como dom de Deus a Sesimbra, tanto na sua cultura como na sua identidade económico/religiosa e na dimensão social.

Com início a 24 de Abril e até 2 de Maio, a novena preparatória da Festa tem aprofundado aquela expressão (‘o nosso mar’), numa construção de aspectos religiosos e cristãos em dinâmica progressiva. Com efeito, partindo da contemplação de facetas da imagem do Senhor Jesus das Chagas – cruz, rosto chagado, cabeça coroada de espinhos, boca entreaberta, lado aberto, braço direito, braço esquerdo, joelhos e pés – se procura apontar para dimensões de vida à luz da fé cristã: observados da Cruz, navegamos de rosto purificado, obedecendo à condução divina, como servos uns dos outros, submetemo-nos ao amor fraterno, olhando as dimensões positivas e meditando as correcções passadas, assumimos os sinais do tempo presente e rasgando o futuro com esperança.

Em resumo: Sesimbra vive, por estes dias, um forte movimento de espiritualidade, numa contínua referência às suas raízes cristãs em vista da consonância da mensagem do Senhor Jesus das Chagas para os nossos dias.

A. Sílvio Couto

Partilhar:
Scroll to Top