Novos desafios para o Apostolado do Mar

Director pediu para se «manter a esperança entre os sinais de desespero»

Cerca de quatrocentos e cinquenta pessoas participaram no passado Domingo, dia 24, na «Festa do Apostolado do mar» na Fuzeta, Algarve. Este encontro nacional do Apostolado do mar teve início com uma concentração, junto à lota da Fuzeta, prosseguindo com um cortejo pelas ruas da vila até à Igreja de Nossa Senhora do Carmo – padroeira da Fuzeta – onde foi celebrada a missa. Após a celebração, o almoço foi servido no recinto da escola primária local, terminando com um tempo de convívio entre as gentes do mar de Norte a Sul do país.

Tendo em conta o símbolo deste ano pastoral do Apostolado do mar, os participantes nesta Festa construíram, no princípio da missa, em puzzle um barco, formado pelos nomes dos doze Apóstolos e tantos quantos são os grupos paroquiais e ‘Stella maris’ que estão em dinâmica desta obra da Igreja Católica em Portugal.

O director nacional, Pe. Sílvio Couto, que presidiu à missa, salientou a importância e a responsabilidade do ‘Apostolado do mar’ em viver a esperança, por entre sinais de desespero e de desânimo, em manifestar através desta obra da Igreja a unidade entre todos e em crescermos na confiança uns para os outros.

Situando esta ‘Festa do Apostolado do mar’ no dia litúrgico da Ascensão, o director nacional referiu-se à importância do correcto uso dos meios de comunicação social, tendo em conta as notas da mensagem do Papa Bento XVI: ‘Promover uma cultura de respeito, de diálogo e de amizade’.

De referir que, neste momento o ‘Apostolado do mar’ está organizado em Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo, Caxinas, Aveiro, Buarcos, Nazaré, São Martinho do Porto, Peniche, Setúbal (Anunciada e São Sebastião), Sesimbra e Fuzeta.

Para além da ‘Festa do Apostolado do mar’, ao nível nacional, esta obra da Igreja Católica tem, anualmente, um retiro, em Fátima, nos tempos que precedem o início da Quaresma. Ao nível local, cada paróquia procura dinamizar as suas festas servindo-se da linguagem e dos sinais do ‘Apostolado do mar’, recebendo, por vezes, a visita das outras paróquias em idêntica sintonia.

O ‘Apostolado do mar’ tem uma publicação quadrimestral, ‘Estrela do mar’, onde são apresentadas notícias de cada paróquia e um tema de reflexão teológico-espiritual.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR