D. Pietro Parolin começa a trabalhar na segunda-feira, após superar problemas de saúde
Cidade do Vaticano, 16 nov 2013 (Ecclesia) – O novo secretário de Estado do Vaticano, D. Pietro Parolin, nomeado no dia 31 de Agosto pelo Papa Francisco, já está no Vaticano e vai começar as suas atividades na segunda-feira.
Segundo o padre Federico Lombardi, diretor da sala de imprensa da Santa Sé, D. Pietro Parolin agradeceu ao Papa que o nomeou para o cargo e a todos os que vão estar a seu lado nesta nova função.
Na segunda-feira, o novo secretário de Estado do Vaticano irá ocupar pela primeira vez o seu escritório no palácio apostólico, sendo que nenhuma cerimónia está programada para este dia.
D. Pietro Parolin vai ficar a viver na Casa de Santa Marta, local no Vaticano onde reside também o Papa Francisco.
O novo secretário de Estado do Vaticano, D. Pietro Parolin devia ter iniciado funções no dia 15 de outubro, mas foi submetido a uma pequena cirurgia no hospital universitário de Pádua, tendo depois estado a recuperar da mesma em Veneto (norte da Itália), sua terra natal.
D. Pietro Parolin, nomeado a 31 de agosto pelo Papa Francisco como secretário de Estado, era núncio apostólico (embaixador da Santa Sé) na Venezuela desde 2009, onde foi reconhecida a sua capacidade diplomática para dialogar com o governo de Caracas, junto dos presidentes Hugo Chávez e Nicolás Maduro.
Antes desta missão, o arcebispo italiano tinha passado sete anos no Vaticano como subsecretário para as relações com os Estados, uma espécie de vice-ministro dos Negócios Estrangeiros.
Nestas funções, assumiu os dossiês das negociações com o Vietname e Israel, para além dos contactos com a China, tendo sido ordenado bispo por Bento XVI em setembro de 2009.
O arcebispo italiano, de 58 anos, é o mais jovem a ocupar o cargo desde Eugenio Pacelli, o Papa Pio XII, que foi secretário de Estado entre 1930 e 1939.
MD/OC