Novo pólo empresarial promove «Economia de Comunhão»

Foi inaugurado no Sábado, dia 6 de Novembro, o Pólo EdC (Economia de Comunhão) de Portugal, situado na Cidadela Arco-íris, em Abrigada – Alenquer.

Estiveram presentes cerca de 250 pessoas, entre as quais algumas autoridades locais e centrais: o presidente da Câmara de Alenquer, deputados e alguns académicos.

Luigino Bruni e Alberto Ferrucci, da Comissão central da EdC, na sua intervenção, puseram em evidência a importância de um Pólo numa cidadela do Movimento dos Focolares (que actualmente são 35 nos 5 continentes), como testemunho de uma cultura económica nova capaz de fazer cair os muros do capitalismo e do individualismo dos nossos dias.

Manuela Silva, economista, reforçou a importância vital desta realidade, pondo em evidência a visão profética de Chiara Lubich, fundadora dos Focolares, sobre a EdC.

“Quando é posta em prática – referiu – é destinada a ser luz que chega até longe, como um farol na escuridão da sociedade hodierna”.

Actualmente no Pólo estão sedeadas 3 empresas de Economia de Comunhão, mas estão ligadas outras empresas que aderiram ao mesmo projecto, em todo o país. São pequenas e médias empresas for profit que, numa atitude radical e justa, actuam para o bem comum.

A Economia de Comunhão envolve empresários, trabalhadores, gestores, consumidores, aforradores, cidadãos, estudiosos e demais operadores económicos. Foi lançada por Chiara Lubich em Maio de 1991 em São Paulo – Brasil, a fim de construir e apresentar uma sociedade na qual, à imitação da primeira comunidade de Jerusalém, “entre eles não havia necessitados”.

Redacção/Focolares.pt

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top