Bento XVI escolheu Arcebispo italiano para presidir ao organismo destinado à Nova Evangelização
Bento XVI nomeou hoje o Arcebispo italiano Salvatore (Rino) Fisichella como presidente do anunciado Conselho Pontifício para a Nova Evangelização.
D. Rino Fisichella, de 58 anos, era presidente da Academia Pontifícia para Vida e reitor da Universidade Pontifícia Lateranense.
A criação de um novo «ministério» da Cúria Romana, o Conselho Pontifício para a Nova Evangelização, foi anunciada pelo próprio Papa na passada Segunda-feira, tendo como objectivo combater um “eclipse do sentido de Deus” que está a atingir a sociedade, em particular no mundo ocidental.
“Decidi criar um novo organismo, na forma de Conselho Pontifício, com a tarefa principal de promover a renovada evangelização nos Países onde já ressoou o primeiro anuncio da fé e estão presentes Igrejas de antiga fundação, mas que estão a viver uma progressiva secularização da sociedade e uma espécie de eclipse do sentido de Deus”, revelou.
Durante a celebração de vésperas da festa litúrgica de São Pedro e São Paulo, em Roma, o Papa precisou que a missão deste Conselho Pontifício será o de “encontrar meios adequados para repropor a verdade perene do Evangelho de Cristo”.
Além de nove Congregações, a Cúria Romana tem agora 12 Conselhos Pontifícios: Leigos, Promoção da Unidade dos Cristãos, Família, Justiça e Paz, “Cor Unum”, Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, Pastoral da Saúde, Textos Legislativos, Diálogo Inter-religioso, Cultura, Comunicações Sociais e Nova Evangelização.
Para presidente da Academia Pontifícia para a Vida, Bento XVI elegeu o espanhol Ignacio Carrasco de Paula, até agora chanceler desse organismo.
Para a reitoria da Universidade Lateranense, o Papa designou o salesiano Enrico dal Colvolo, docente de literatura cristã antiga grega na Universidade Pontifícia Salesiana e membro da Academia Pontifícia de teologia.
Ainda hoje ficou a saber-se que o arcebispo do Quebeque e primaz do Canadá, Cardeal Marc Ouellet, será o novo prefeito da Congregação para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.
D. Marc Ouellet substitui o Cardeal Giovanni Battista Re, que deixa o cargo por ter atingido o limite de idade estabelecido pelo direito canónico.
Num dia de muitas movimentações, foi também nomeado como novo Núncio Apostólico na Polónia o observador permanente do Vaticano na Organização das Nações Unidas (ONU), Arcebispo Celestino Migliore.