Novo bispo auxiliar para Braga

D. António Moiteiro Ramos, de 56 anos, era até agora pároco na Diocese da Guarda e vai ser ordenado a 12 de agosto

Braga, 08 jun 2012 (Ecclesia) – Bento XVI nomeou hoje como bispo auxiliar de Braga o padre António Moiteiro Ramos, de 56 anos, até agora pároco da Sé e São Vicente, na Diocese da Guarda, revelou à Agência ECCLESIA a Nunciatura Apostólica em Portugal.

O prelado vai assim juntar-se a D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga desde 1999, e D. Manuel Linda, bispo auxiliar que foi nomeado em 2009.

O novo bispo vai ser ordenado no dia 12 de agosto, numa celebração presidida pelo cardeal português D. José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos.

Na cerimónia, que vai decorrer na Sé da Guarda, serão também bispos ordenantes o bispo local, D. Manuel Felício, e D. Jorge Ortiga. 

D. António Manuel Moiteiro Ramos nasceu a 17 de maio de 1956 na freguesia de Aldeia de João Pires, Concelho de Penamacor, Diocese da Guarda e Distrito de Castelo Branco.

Padre desde 1982, o futuro bispo auxiliar de Braga desempenhou funções de pároco e foi diretor espiritual do Seminário Maior, sempre na Guarda, ao longo destas décadas.

Doutorado em Teologia Pastoral, D. António Moiteiro Ramos foi responsável pelo Departamento de Catequese da Infância e Adolescência, bem como do Ensino da Igreja nas Escolas; atualmente era diretor do Secretariado Diocesano da Educação Cristã, coordenador da pastoral, assistente diocesano das Conferências Vicentinas, membro do Conselho Presbiteral, do Conselho Episcopal e do de Pastoral.

Em 3 de setembro de 2005 foi nomeado assistente geral da Liga dos Servos de Jesus, uma associação pública de fiéis, fundada, em 1924, por D. João de Oliveira Matos.

Além de ter colaborado em 1991 para a publicação dos catecismos do Programa Nacional de Catequese «Jesus gosta de Mim» (1-º ano) e «Estou com Jesus» (2.º ano), o novo bispo editou as obras «Guia de leitura do Diretório Geral de Catequese (1998), «Os catecismos portugueses da infância e adolescência de 1953-1993», «A catequese na Diocese da Guarda» (2003), «Procuramos o rosto de Deus» e «Celebramos o encontro com Cristo» (2006).

A Arquidiocese de Braga tem mais de 550 paróquias, distribuídos pelo território dos Distritos de Braga e Porto, mais precisamente a norte do Rio Ave, ocupando uma área de 2832 quilómetros quadrados com cerca de um milhão de habitantes.

Considerada das mais antigas da Península Ibérica, com raízes no século III, a diocese minhota possui um rito litúrgico próprio (bracarense) e entre os seus arcebispos, que usam o título de ‘Primaz das Espanhas’, contam-se vários santos canonizados como Martinho (569-579) e Frutuoso (656-689) de Dume e Braga, Rosendo de Dume (927-951), Mondonhedo, Celanova, e Geraldo (1096-1108) de Braga.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top