Um novo auto-retrato do pintor italiano Michelangelo, um dos mestres do Renascimento, foi descoberto na recém-restaurada Capela Paulina, no Vaticano.
Segundo o jornal italiano "La Repubblica", Michelangelo aparece num dos dois frescos da Capela Paulina, o da Crucificação de São Pedro. O chefe dos restauradores dos Museus Vaticanos, Maurizio de Luca, indica que o pintor se encontra de turbante azul, no lado esquerdo da cena, como um dos três cavaleiros romanos que acompanham a crucificação.
O parecer dado por De Luca foi corroborado pelo director dos Museus Vaticanos, Antonio Paolucci. "O restauro foi feita de forma excelente. O resto são opiniões. Digo com toda sinceridade: o cavaleiro com turbante parece Michelangelo, embora mais jovem, porque naquela época ele tinha 70 anos", declarou.
O restaurador e biógrafo do mestre ranascentista, Antonio Forcellino, viu o auto-retrato e concordou com a identificação que foi feita pelo Vaticano.
Para a especialista Cristina Acidini, que trabalha nos museus romanos, o Michelangelo da Capela Paulina parece-se muito com o famoso retrato do génio feito por Daniele da Volterra, em 1541.
(Com agências)