Novo Ano Pastoral na Diocese do Funchal

Destaque para a visita da Imagem Peregrina de Fátima e o Ano Sacerdotal

Os Arciprestes da Diocese do Funchal reuniram-se, ontem com D. António Carrilho, para “partilhar e articular os projectos e perspectivas da acção a desenvolver” nas respectivas comunidades paroquiais. Dois temas estiveram em análise: a próxima visita da Imagem Peregrina de Fátima e o Ano Sacerdotal.

A reunião, na Cúria diocesana, teve a participação dos sacerdotes responsáveis pelos sete Arciprestados da diocese (Calheta, Câmara de Lobos, Funchal, Machico e Santa Cruz, Ribeira Brava e Ponta do Sol, Santana, S. Vicente e Porto Moniz).

Em declarações ao “Jornal da Madeira”, o Bispo do Funchal afirmou que o encontro serviu para “partilhar e articular os projectos e perspectivas da acção a desenvolver, tendo presentes os objectivos que sempre se impõem: por um lado, dar resposta às necessidades da respectiva zona e suas comunidades; por outro lado, sintonizar com as propostas da Igreja Diocesana e assegurar o melhor espírito de comunhão com a Igreja Universal”.

[[a,d,604,Hino oficial da visita da Imagem da Virgem Peregrina de Fátima ]]Sobre a próxima da Visita da Imagem Peregrina de Fátima, “os Arciprestes ficaram ao corrente do intenso trabalho já realizado pela Comissão Diocesana” e pronunciaram-se “sobre alguns dos aspectos organizativos gerais, sobretudo daqueles que envolvem mais directamente a participação e colaboração dos Arciprestados”.

Ficou ainda decidido que brevemente “será tornado público o programa do acolhimento da Imagem, na sua chegada ao aeroporto e à cidade do Funchal, ao fim da tarde do dia 12 de Outubro”.

“A saudação a Nossa Senhora no aeroporto, a celebração do “Terço Vivo” no Largo do Município e a procissão das velas até à Catedral, constituirão, assim o desejamos, momentos fortes de oração, reflexão e testemunho da fé dos católicos da Diocese. Será uma verdadeira Festa Diocesana, uma grande Assembleia representativa de toda a Diocese, no início da Visita que levará a ‘Senhora da Mensagem’ pelos caminhos da Madeira e Porto Santo, reunindo pessoas e comunidades, fazendo comunhão, fortalecendo o nosso ser Igreja!”, sublinhou.

Quanto ao outro tema em reflexão no encontro de ontem – o Ano Sacerdotal, “apresentaram-se sugestões de algumas actividades de maior interesse pastoral, para serem reflectidas e enriquecidas nas próximas reuniões dos Arciprestados”, referiu ao JM D. António Carrilho.

 Redacção/JM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top