Novidades sobre Galileu no Arquivo Secreto Vaticano

Uma nova edição sobre as investigações do processo realizado com Galileu Galilei (1611-1741) foi apresentada Quinta-feira, num briefing que decorreu na Sala de Imprensa da Santa Sé.

O novo volume intitula-se "I ducomenti vaticani del processo di Galileo Galilei" ("Os documentos vaticanos do processo de Galileu Galilei"). A edição esteve a cargo do prefeito do Arquivo Secreto Vaticano, D. Sergio Pagano.

O livro inclui uma ampla introdução de 208 páginas, uma das novidades em relação à edição anterior, publicada em 1984. A publicação acontece no contexto da celebração do Ano da Astronomia, declarado pela Unesco para celebrar os 400 anos do telescópio.

"O caso de Galileu ensina a ciência a não considerar-se professora da Igreja em matéria de fé e de Sagradas Escrituras", declarou D. Pagano.

Este responsável acrescento que "ao mesmo tempo, ensina a Igreja a abordar os problemas científicos – também os relacionados com a mais moderna pesquisa sobre as células estaminais, por exemplo – com muita humildade e circunspecção".

Este novo livro apresenta alguns documentos que foram descobertos após a abertura dos arquivos da Congregação para a Doutrina da Fé. Também novos materiais bibliográficos que vão da denúncia até a condenação.

Redacção/Zenit

Partilhar:
Scroll to Top