«Novas Conversas»: Em tempo de pandemia, «Faith’s Night Out» quer chegar à casa de cada um (c/vídeo)

Iniciativa das Equipas Jovens de Nossa Senhora acontece a 27 de fevereiro, através das plataformas digitais

 

Lisboa, 29 jan 2021 (Ecclesia) – Afonso Virtuoso, responsável nacional das Equipas Jovens de Nossa Senhora (EJNS), está a prepara-se para uma edição diferente do Faith’s Night Out (FNO), que este ano passa do Centro de Congressos de Lisboa para o online.

“Vamos aproveitar as oportunidades que os tempos nos dão e passar uma mensagem de espiritualidade e de esperança. O FNO não é nosso e vamos chegar a mais pessoas”, afirmou à Agência ECCLESIA o responsável das EJNS.

O FNO vai ter lugar a 27 de fevereiro, numa parceria com a Rádio Renascença.

As plataformas digitais vão permitir que mais pessoas se unam a este momento, onde diversos convidados dão testemunho de como põem em prática a sua fé.

⁠Afonso Virtuoso fala também do atual momento e do desafio que ele representa para este movimento católico.

“O importante é acompanhar os equipistas e oferecer propostas concretas que possam ajudar a viver a fé na situação concreta” refere o convidado desta sexta-feira nas ‘Novas Conversas’, promovidas pela Agência ECCLESIA.

De momento, as EJNS têm todos os encontros limitados, mas também a vantagem da componente jovem, que lhes permite outra flexibilidade com os suportes digitais que se têm tornado o meio de trabalho e de apoio à

reflexão dos grupos.

As EJNS são a dimensão juvenil das equipas de casais, que aprofundam a espiritualidade mariana como itinerário de santificação de vida.

Afonso Virtuoso lembra que foi o exemplo dos pais e a vontade dos filhos de concretizarem algo idêntico que deu origem a este movimento de jovens que olha para Maria como “o melhor modelo e o caminho mais eficaz para chegar a Cristo” como sublinha Afonso Virtuoso.

“Aprendi a fé de forma jovem e integrada”, reconhece o responsável nacional, para quem propor hoje a fé aos jovens tem implicações.

Desde logo perceber que é preciso uma relação de proximidade e pessoal com cada jovem… temos de ter a capacidade para sair da zona confortável e esse foi sempre um grande testemunho nas equipas…”

Num momento em que o mundo se alterou profundamente, Afonso Virtuoso lembra que “a juventude sempre se caracterizou por procurar um sentido para as coisas e nas EJNS, “há uma atitude que valoriza a liberdade para aprofundar caminhos de discernimento”.

Também por isso o FNO é uma ocasião única de contacto com testemunhos sobre como viver a fé na circunstância dos dias.

‘Novas conversas’ é o mote das ‘Conversas na Ecclesia’ no início deste ano, com o propósito de partilhar objetivos e desejos para 2021 de jovens de diversas regiões e latitudes, de segunda a sexta-feira, no sítio online da Agência ECCLESIA e na sua página na rede social Facebook.

HM/OC

Partilhar:
Scroll to Top