Bento XVI ofereceu aos padres sinodais e aos participantes de língua inglesa na II Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para África uma nova «Liturgia das Horas».
Segundo informação da Sala de imprensa do Vaticano, a preparação do texto começou há quatro anos atrás, após o pedido dos bispos da Associação dos membros da Conferência Episcopal da África Oriental.
A Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos encorajou o projecto e pediu à Conferência Episcopal do Quénia para aprovar um novo texto litúrgico, propondo à mesma congregação “a confirmação”, que chegou em Fevereiro deste ano.
Para além da novidade de uma nova edição, esta publicação contém ainda a memória dos santos que no último ano entraram para o calendário romano e um calendário próprio para o Quénia.
A edição completa é composta por quatro volumes e segue as imposições e o estilo da edição latina. Foi também impressa uma versão reduzida em dois volumes. A sua edição é da responsabilidade das «Paulines Publications Africa».