Arcebispo de Braga interveio VI Semana de Teologia de Ourense, em Espanha
Braga, 27 jan 2014 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga abordou o tema da Nova Evangelização e a forma como o Papa Francisco lida com esta temática nos dias de hoje, numa conferência proferida na VI Semana de Teologia de Ourense, Espanha.
A intervenção de D. Jorge Ortiga, publicada hoje na internet, alude uma expressão paradigmática do Papa Francisco, ‘Uma Igreja em saída’, para defender que é preciso “sair dos espaços e dos hábitos, das cerimónias ou rotinas organizacionais para estar presente nos cenários e desafios sempre novos”.
Segundo o arcebispo de Braga, as palavras do Papa “expressam um interior que vai ao encontro dos outros; pobre de si e repleto desta intimidade com o divino encontra-se com todos, mas a sua simpatia está nos pobres, nos marginais, nos descaraterizados”.
‘Primeirear’, ‘envolver-se’, ‘acompanhar’, ‘frutificar’ e ‘festejar’ são pistas duma única atitude que marca “um estilo caraterístico destinado não a cristalizar mas a marcar o pontificado do Papa Francisco como legado e testamento duma novidade que o mundo aprecie e precisa”, revela D. Jorge Ortiga.
O arcebispo entende que é necessária uma “pastoral que se converte, muda, e são os protagonistas que não só não temem a conversão mas a escolhem como atitude primordial”.
“Nesta dupla conversão, a Igreja vai voltar a resplandecer tornando-se sentido de vida para os indivíduos e exigência antropológica de viverem em comunidade cristocêntrica, como pessoa a imitar a Palavra a viver, que se tornará referência inequívoca para um mundo que procura algo que ainda não encontrou”, conclui a intervenção.
D. Jorge Ortiga foi um dos conferencistas convidados para a VI Semana de Teologia de Ourense que decorreu entre os últimos dias 22 e 25, em Espanha, e teve como tema ‘Uma nova pastoral para uma evangelização nova’.
MD/OC