Nova Conversa: Luciana Correia abriu mercearia sustentável, em tempo de pandemia (c/vídeo)

Jovem, com mestrado em psicologia, quer promover estilos de vida alternativos e oferecer produtos que respeitem o ambiente

Aveiro, 10 fev 2021 (Ecclesia) – Luciana Correia, uma jovem de Aveiro, decidiu abrir uma mercearia sustentável em plena pandemia, como forma de ajudar as pessoas a encontrar respostas de sustentabilidade, que aliem o ambiente, a economia e a sociedade.

“A minha dificuldade enquanto consumidora gerou isto porque ser sustentável é mais fácil numa cidade do que no meio onde vivo – se eu sinto dificuldade em adquirir produtos, outros podem sentir o mesmo”, disse a convidada de hoje das ‘Novas Conversas’, promovidas pela Agência ECCLESIA.

A proprietária de ‘A Granelu’  regista uma procura crescente dos produtos que comercializa, que vão desde os alimentares aos produtos de higiene.

A proprietária explica que, desde cedo, se habituou a pensar no ambiente, mas de uma reflexão mais “infantil”, baseada na necessidade de reciclar, foi-se cruzando com outras informações e percebendo que “que reciclar não basta”.

“A sustentabilidade não é só a ambiental, mas acresce a económica e social. Fui percebendo, de forma ampla, a importância de termos preocupações com a sustentabilidade que não se restringe à diminuição do plástico ou reutilizar o que usamos”, enfatiza.

Luciana Correia completou, recentemente, um mestrado em Psicologia e enquanto aguarda a possibilidade de exercer clinicamente, pensou ser esta a altura para desenvolver um projeto “há muito sonhado” e que, afirma, a ajuda a cruzar as áreas do seu interesse.

“Para mim fazia todo o sentido ligar a sustentabilidade e a psicologia, porque ambos nos pedem que sejamos pessoas mais conscientes, quer do ponto de vista pessoal, da sua história, como também do impacto de consumo”, explica.

A responsável regista uma crescente preocupação com os comportamentos individuais e o impacto social que isso acarreta e afirma que este mercado está a deixar de ser um nicho.

“As pessoas procuram alternativas e estão muito abertas as outras opções. Se antes tinham receio se confrontadas com o que não lhes era normal, hoje procuram muito e existe um mercado a dar alternativas”, indica.

Luciana Correia abriu a mercearia ‘A Granelu’ em novembro de 2020 e está otimista quanto ao futuro: “Viver de forma mais consciente é o segredo para sermos mais felizes”, finaliza.

‘Novas conversas’ é o mote do atual ciclo das ‘Conversas na Ecclesia’, com o propósito de partilhar objetivos e desejos para 2021 de jovens de diversas regiões e latitudes, de segunda a sexta-feira, no sítio online da Agência ECCLESIA e na sua página na rede social Facebook.

LS

Partilhar:
Scroll to Top