Noruega: Taizé rezou pelas vítimas dos atentados

Lisboa, 25 jul 2011 (Ecclesia) – Os religiosos de Taizé, acompanhados por milhares de jovens peregrinos, rezaram pelas vítimas do duplo atentado que esta sexta-feira provocou a morte de pelo menos 93 pessoas na Noruega, refere o site da comunidade ecuménica localizada em França.

“Desconcertados por este sofrimento, gostaríamos de ser testemunhas da compaixão de Deus e, através da nossa oração, gostaríamos de vos apoiar neste pesado momento, a vós”, escreveu o prior de Taizé, irmão Alois, em mensagem endereçada aos responsáveis e fiéis da Igreja Luterana na Noruega, maioritária no país.

“Sabeis bem o quanto o vosso país nos é querido”, assinala a missiva dirigida igualmente a toda a população, acrescentando que os religiosos “sofrem e choram com os que sofrem”.

Na resposta, o secretário-geral do Conselho Ecuménico das Igrejas, o pastor norueguês Olav Fykse-Tveit, agradeceu as “palavras de reconforto” e sublinhou que o “trabalho por uma paz justa torna-se ainda mais importante” na sequência dos atentados ocorridos em Oslo e na ilha de Utoya.

“Sinto fortemente o choque e o poder do mal, mas também a força dos valores de solidariedade na nossa democracia e nas nossas tradições cristãs e humanistas. E ainda mais quando soubemos que aquele homem que foi preso é simpatizante do nacionalismo de direita e do fundamentalismo cristão”, sublinha o responsável.

A comunidade de Taizé recebeu este fim de semana o secretário-geral da Federação Luterana Mundial, o pastor chileno Martin Junge, que se juntou às orações.

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top