Igreja: Nova diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais quer «reforçar o diálogo e a comunicação com as dioceses»

Maria de Fátima Eusébio vai acumular cargo com a direção do Departamento de Bens Culturais da Diocese de Viseu

Fátima Eusébio
Foto: Diocese de Viseu

Viseu, 21 nov 2023 (Ecclesia) – A nova diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais, que assume funções em janeiro de 2024, afirmou o desejo de “reforçar o diálogo e a comunicação com as dioceses”.

Para concretizar este objetivo, a responsável aponta ao “reconhecimento do quadro presente da organização dos serviços diocesanos vocacionados, aferindo as complexidades, as dificuldades sentidas e as boas práticas que estão em curso”.

O passo seguinte será pensar “estratégias globais de atuação nas mais diversas áreas patrimoniais” para que se procurem “as melhores respostas para as questões estruturantes do setor, como o inventário, a conservação e restauro, os arquivos e bibliotecas, os museus da Igreja, entre outras”.

Maria de Fátima Eusébio nomeada para o cargo a 16 de novembro pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que vai acumular com a função de diretora do Departamento de Bens Culturais da Diocese de Viseu.

A nova diretora pretende “dar mais visibilidade ao trabalho que as dioceses vão realizando no âmbito do conhecimento, salvaguarda e dinamização do património da Igreja”, além de colocar “em relevo as potencialidades dos bens culturais para uma pastoral alargada”.

“Para aceitar este novo desafio, para o qual fui convidada pelo presidente da Comissão Episcopal de Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. Nuno Brás, refleti ao longo de vários dias, sempre na perspetiva se conseguiria dar um contributo válido para que o Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja constitua uma estrutura operativa e consequente nas suas diferentes áreas de atuação”, salientou, em nota enviada à Agência ECCLESIA.

Ainda que olhe com receios para a articulação dos Bens Culturais de Viseu com o Secretariado Nacional, a coordenadora vê este como um desafio que pode “abraçar com alegria, com espírito de serviço”, aproveitando a experiência na Diocese de Viseu, “atuando sempre num espírito de comunhão e partilha”.

Em nota, Maria de Fátima Eusébio explica que tem o intuito de dar continuidade e de valorizar os adquiridos iniciados e implementados pelos seus antecessores no Secretariado Nacional, tendo deixado uma palavra de reconhecimento à antecessora, Sandra Costa Saldanha, pelo trabalho realizado como diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja entre 2009 e 2023.

A coordenadora do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu e também diretora do Tesouro-Museu da Catedral é licenciada em História e frequentou o mestrado em História de Arte em Portugal na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Realizou um doutoramento, pela mesma universidade, tendo no ano de 2008 concluído o Curso de Especialização em Ciências Documentais.

Maria de Fátima Eusébio foi também professora na Universidade Católica Portuguesa, entre 1994 e 2007, e atualmente e com o cargo na Diocese de Viseu junta também a direção da revista Beira Alta.

A partir de janeiro de 2024, assume a direção do Secretariado Nacional.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top