Nigéria: Um segurança morto e três seminaristas raptados em ataque a seminário

Fundação AIS condena violência contra comunidades cristãs

Fundação AIS

Lisboa, 14 jul 2025 (Ecclesia) – A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) condenou “de forma veemente”, o ataque contra o Seminário Menor da Imaculada Conceição, na diocese nigeriana de Auchi, na última quinta-feira.

“No ataque, morreu um agente de segurança e foram sequestrados três jovens seminaristas. Em Outubro do ano passado, noutro ataque ao seminário, o próprio reitor foi raptado e esteve em cativeiro durante 11 dias”, refere a fundação pontifícia, em nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

Segundo a AIS, vários homens armados invadiram as instalações aos tiros; o elemento oficial de segurança, que estava no local, Christopher Aweneghieme, foi morto pelos atacantes, enquanto três seminaristas foram raptados “e levados para as matas” situadas na região.

“Estamos solidários com as famílias afectadas e com a comunidade cristã, que continua a sofrer as consequências da violência e da instabilidade”, afirma Maria Lozano, responsável internacional de comunicação da fundação pontifícia.

O Seminário Menor da Imaculada Conceição, fundado em 2006, formou até hoje já mais de 500 jovens para o sacerdócio e continua a ser um farol de esperança para a comunidade católica local.

OC

Partilhar:
Scroll to Top