Nigéria: Mais de 70 pessoas morreram em ataques a uma igreja católica e a um mercado

Abuja, Nigéria, 28 jan 2014 (Ecclesia) – A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) revelou na sua página da internet que mais de 70 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em dois ataques no nordeste da Nigéria numa igreja católica e num mercado.

No ataque à igreja, este domingo, em Waga Chakawa, no estado de Adawawa, estima-se que tenham perdido a vida “pelo menos 22 pessoas” e outras 52 morreram no mercado de Kawuri, no Estado de Borno, “também vítimas de ação terrorista”.

“A igreja foi atacada no preciso momento em que decorria uma missa; foram disparados tiros contra os fiéis e alguns foram feitos reféns”, relata a nota publicada no portal da AIS em Portugal.

Ambos os ataques foram atribuídos ao grupo terrorista islamita Boko Haram, que tem estado particularmente ativo na região do nordeste da Nigéria, onde desde maio de 2013 vigora o estado de emergência.

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre cita uma testemunha em Kawuri que relata a grande dimensão da violência que foi de tal ordem que “nenhuma casa ficou de pé”, tendo os terroristas, “mais de meia centena”, usado armas pesadas e explosivos.

Segundo a ONU, mais de 1200 pessoas já perderam a vida na Nigéria em consequência das ações terroristas do grupo islamita Boko Haram.

O jornal do Vaticano refere-se hoje aos mais recentes ataques, num artigo intitulado ‘Violência cega na Nigéria’.

MD/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top