Lisboa, 19 nov 2015 (Ecclesia) – A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) informa que dois atentados na Nigéria provocaram “pelo menos 20 mortos e 66 feridos”, esta quarta-feira, num ataque junto a um mercado em Kano, uma das principais cidades do país.
Este ainda é um “balanço provisório” dos ataques, “provavelmente da responsabilidade do grupo Boko Haram”.
Segundo a fundação pontifícia, no princípio da noite desta terça-feira, um outro atentado causou 32 mortos, desta vez num mercado em Yola, no nordeste da Nigéria, e “tudo indica” ter sido “também uma ação terrorista do Boko Haram”.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon, já manifestou apoio ao governo nigeriano no “combate ao terrorismo”.
Já o presidente nigeriano afirmou que as forças do exército estavam a conseguir derrotar o grupo Boko Haram.
Muhammadu Buhari fez estas declarações aquando a condecoração de soldados pela forma “corajosa” como têm lutado contra os militantes islamitas, que pretendem a criação de um “califado” no norte do país, e visitou um campo onde vivem pessoas deslocadas pelos seis anos de violência, no dia 13 de novembro.
A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre contextualiza que em 2015 o grupo radical ‘Boko Haram’ foi responsável pela morte de “mais de três mil pessoas”.
AIS/CB