Nigéria: Bispo fala em «choque» após ataques que mataram mais de 200 pessoas

Cristãos estão na mira de fundamentalistas islâmicos

Lisboa, 23 jan 2012 (Ecclesia) – O bispo da cidade nigeriana de Kano, D. John Namaza Niyiring, disse hoje que a população está ainda em “choque” após os ataques de fundamentalistas islâmicos que provocaram mais de 200 mortes desde sexta-feira.

“Kano está ainda em choque, a série de assaltos coordenados em vários pontos da cidade durou cerca de três horas”, referiu à agência Fides, do Vaticano, falando desde a sede da diocese, cerca de 400 quilómetros a norte da capital Abuja.

Segundo o bispo, os atacantes envergavam “uniformes da polícia” e estavam “bem treinados”.

A segunda cidade mais populosa da Nigéria foi alvo, esta sexta-feira, de uma sequência de atentados à bomba atribuídos ao movimento islâmico radical ‘Boko Haram’.

D. John Namaza Niyiring revela que algumas estruturas da Igreja Católica foram atingidas, mas nenhum padre ou religioso ficou ferido.

A violência prosseguiu neste domingo na Nigéria, com a morte de 10 pessoas num novo ataque contra cristãos no norte.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, repudiou as ações, mostrando-se “horrorizado” com a onda de ataques sangrentos em Kano, segundo afirmou o seu porta-voz.

O ‘Boko Haram’ reivindicou também uma série de atentados contra igrejas cristãs, cometidos no último Natal, com um saldo de 49 mortos.

Segundo a fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre, desde que em 1999 se implantou a ‘sharia’, a lei islâmica, em 12 estados da Nigéria, morreram pelo menos 12 mil pessoas em atentados contra igrejas e em confrontos entre muçulmanos e cristãos.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top