Nigéria: Autoridades preocupadas com onda de violência entre cristãos e muçulmanos

Lisboa, 02 abr 2013 (Ecclesia) – As autoridades da cidade de Jos, no centro da Nigéria, estão preocupadas com a onda de violência que atingiu a região depois de 40 cristãos terem morrido na sequência de confrontos com a comunidade muçulmana.

Numa nota publicada através da sua página na internet, a Fundação Ajuda a Igreja que Sofre adianta que “o governo regional receia que estes crimes”, praticados na última semana, “venham a aumentar a tensão religiosa existente na área” e possam “espoletar novos incidentes”.

Citando o jornal nigeriano “The Guardian”, a organização católica explica que naquele território “são, de alguma forma, comuns atos de violência entre as comunidades muçulmana e a cristã”.

No entanto, os motivos do conflito não são apenas religiosos – em causa está também “o controlo da água assim como de outros recursos naturais” essenciais para a subsistência das duas comunidades, que se dedicam sobretudo à “agricultura” e à “pastorícia”.

Os incidentes mais recentes entre cristãos e muçulmanos tiveram lugar na última quinta-feira e segundo a publicação nigeriana, resultaram na morte de 44 pessoas “referenciadas como cristãs” nas zonas de Ganawuri e Bokkos.

No Domingo de Páscoa, o Papa Francisco abordou a situação na Nigéria, lamentando os “atentados” que “infelizmente não cessam” de acontecer, que “ameaçam gravemente a vida de tantos inocentes e onde não poucas pessoas, incluindo crianças, são mantidas como reféns por grupos terroristas”.

 AIS/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top