Presidente da Conferência Episcopal condena novo ataque durante celebrações dominicais
Lisboa, 24 set 2012 (Ecclesia) – Um bombista suicida atacou este domingo uma catedral católica no norte da Nigéria, durante a celebração da missa, provocando a morte de pelo menos três pessoas, para além de vários feridos, segundo dados do Governo local.
O presidente da Conferência Episcopal Nigeriana, D. Ignatius Ayau Kaigama, condenou este novo ataque, que considera “verdadeiramente triste e preocupante”, dado ter ocorrido apesar de todas as medidas de segurança implementados após os atentados que vitimaram cerca de 600 pessoas em 2012.
O país africano tem sido palco de vários atentados contra as comunidades cristãs, na sua maioria reivindicados pelo grupo fundamentalista islâmico ‘Boko Haram’ – nome em língua hausa que significa ‘a educação ocidental é pecaminosa’ –, que pretende a implementação da lei islâmica, a sharia.
A explosão de domingo aconteceu quando um jovem avançou com o carro repleto de explosivos contra os fiéis que passavam pelo controlo de segurança na entrada da catedral.
RV/OC