Nigéria: Atentado bombista reforça onda de violência entre cristãos e muçulmanos

Lisboa, 28 fev 2012 (Ecclesia) – Um atentado bombista a uma Igreja cristã da cidade de Jos, no norte da Nigéria, provocou este domingo três mortos e dez feridos e reforçou a onda de violência étnica e religiosa entre cristãos e muçulmanos.

Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Fundação Ajuda a Igreja que Sofre (AIS), organização católica que presta assistência naquele país, adianta que o atentado “já foi reivindicado pelo movimento islamita nigeriano Boko Haram”.

 “Tratou-se de um ataque suicida em que o bombista se projetou num automóvel para dentro da própria igreja, provocando a explosão quando se encontrava perto do púlpito”, explica a AIS.

A Rádio Vaticano completa a informação salientando que o atentado motivou forte reação por parte da comunidade cristã local.

Um segundo homem-bomba, que sobrevivera à explosão, “foi linchado por alguns jovens, que depois mataram três moto-taxistas e queimaram várias lojas”, informa o órgão informativo da Santa Sé.

Nos últimos 10 anos, segundo um relatório da AIS, cerca de 10 mil pessoas perderam a vida na Nigéria por causa dos conflitos étnicos e religiosos entre cristãos e extremistas muçulmanos.

O documento fala ainda em mais de 300 igrejas destruídas e 250 mil pessoas forçadas a abandonar as suas casas.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top