Kano, Nigéria, 31 jul 2013 (Ecclesia) – Pelo menos 24 pessoas morreram num bairro cristão da cidade de Kano, no norte da Nigéria, em resultado de uma série de atentados à bomba levados alegadamente a cabo pelo grupo terrorista islâmico Boko Haram.
Em declarações concedidas à Agência Fides, o bispo de Kano, D. John Namaza Niyiring, adiantou na terça-feira que a região foi abalada por “três explosões, que causaram vários mortos e feridos, embora o número exato de vítimas ainda esteja por apurar”.
“Os ataques ocorreram segunda-feira à tarde no bairro de Sabon Gari”, habitado maioritariamente por comunidades cristãs e cujo nome “significa cidade nova”, realçou o bispo.
As 24 vítimas contabilizadas até agora pelas autoridades vêm engrossar a lista de mortes verificadas no país, desde que o grupo Boko Haram declarou guerra a todas as comunidades não-muçulmanas e decidiu implementar a lei islâmica, a sharia, no território.
De acordo com a imprensa local, o exército nigeriano capturou nos últimos dias quarenta presumíveis membros da célula terrorista, que tinham-se refugiado em algumas localidades no sudoeste da Nigéria.
As autoridades estão em alerta total, pois preveem a concretização de outros ataques até ao final do período do Ramadão.
Fides/JCP