Níger: Seca ameaça vida de milhões de pessoas

Alerta da confederação internacional da Cáritas

8 Milhões de pessoas correm perigo de vida, devido à seca extrema que afectou o Níger, há mais de 4 meses.

De acordo com a confederação internacional da Cáritas, a situação naquele país africano é desesperante, porque metade das pessoas não tem comida suficiente para sobreviver.

Devido à falta de água, os campos não foram cultivados, obrigando as pessoas a alimentarem-se de folhas e a comerem o seu próprio gado.

O preço da pouca comida disponível subiu acima das posses das populações, que convivem também com uma grande escassez de fundos.

Para combater estes problemas, a Caritas Internationalis tem vindo a distribuir comida e medicamentos, junto de localidades como Simiri e Toudom Jaka.

Um programa de ajuda ao trabalho também tem sido posto em prática. A organização humanitária tem envolvido as pessoas em diversos projectos, para que eles possam ajudar no combate à crise e, ao mesmo tempo, angariar dinheiro para alimentarem as suas famílias.

A Cáritas já pediu perto de 3 milhões de euros para ajudar a combater a crise humanitária no Níger, mas, de acordo com a organização, a ajuda internacional tarda em chegar.

Segundo as Nações Unidas, este país africano ocupa o último lugar da tabela, entre os 182 países membros, no que diz respeito ao Índice de Desenvolvimento Humano.

Trata-se de um índice que avalia factores como a riqueza, a educação e a expectativa de vida ao nascer.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top