Conferências Episcopais da Europa falam em «ferida grave», após condenação de D. Rolando Álvarez
Lisboa, 16 fev 2023 (Ecclesia) – O presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) enviou uma mensagem de solidariedade à Igreja Católica na Nicarágua, após a condenação de D. Rolando Álvarez a 26 anos de prisão.
D. Gintaras Grusas, arcebispo de Vilnius, fala numa “ferida grave”, tanto nas relações entre a Igreja e o governo da Nicarágua, como no “Estado de Direito”, e pede a todos os bispos europeus que denunciem esta violação aos seus governos.
A nota do presidente do CCEE manifesta “pesar e preocupação” pela situação vivida pela Igreja Católica no país centro-americano, depois de, a 11 de fevereiro, o bispo de Matagalpa, D. Rolando Álvarez, ter sido condenado a 26 anos de prisão e à perda da cidadania.
Outros membros do clero acabariam por ser deportados para os EUA, após condenações judiciais.
O CCEE contesta o processo contra D. Rolando Álvarez, por considerar que não ficaram claras as acusações contra o bispo, “além das oficiais, de traição, ameaça à integridade nacional e disseminação de informações falsas”.
D. Gintaras Grusas pede “a libertação dos presos políticos, como sinal de boa vontade para restabelecer um diálogo que possa levar a uma paz social justa e permitir que o país prospere”.
Mensagens de solidariedade chegaram também dos bispos da Costa Rica, Chile e El Salvador.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apelou à “ busca pelo respeito e pela dignidade”, rezando por D. Rolando Álvarez.
OC
Vaticano: Papa reage com «preocupação» a condenação de bispo na Nicarágua