Nepal: Rede Internacional Cáritas intensifica ajuda às populações

Lisboa, 06 mai 2015 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa assinala que “graças à solidariedade” da rede internacional da organização católica de caridade “há dezenas de camiões carregados e de cargas aéreas” a caminho do Nepal, 10 dias depois do sismo.

“A aproximação da época de monções – cujo início está previsto para daqui a seis semanas – é um fator de preocupação acrescida para a Cáritas cujo principal objetivo é agora providenciar o máximo de abrigos temporários possível, nomeadamente tendas de lona”, revela a organização.

Na aldeia de Kavre foram distribuídas tendas a “1150 famílias” e também foram “ajudados milhares de habitantes” das aldeias perto do epicentro em Gordkha e Sindhupalanchowk e noutros distritos na sua periferia como Nuwakot, Lamjung, Rasuwa, Dhadhing e Okheldhuga, exemplifica.

No seu sítio na internet, a Cáritas explica que a “atenção” das equipas de ajuda humanitária no terreno “dirige-se, essencialmente”, para as aldeias mais remotas que foram igualmente afetadas e onde “só agora” começou a chegar a ajuda.

O governo nepalês registou 7365 mortos e 14355 feridos, 191 058 habitações destruídas e 175 162 danificadas, divulga a organização católica, assinalando que o impacto real do terramoto se torna “cada vez mais claro”.

A Cáritas Portuguesa já enviou um donativo inicial de 50 mil euros para a sua congénere do Nepal e apela aos donativos em favor das vítimas do sismo, na conta ‘Cáritas Portuguesa Emergências Internacionais’, da Caixa Geral de Depósitos (NIB 0035 0697 0028 1803 6322 6).

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top