Nepal: Papa envia donativo para ajudar populações afetadas pelo sismo

Organizações católicas oferecem auxílio de emergência às vítimas

Cidade do Vaticano, 28 abr 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco enviou um “primeiro contributo” de 100 mil dólares (cerca de 92 mil euros) para as populações afetadas pelo sismo de sábado no Nepal, anunciou hoje o Vaticano.

“Após o terramoto que, durante o fim de semana, atingiu com extraordinária veemência o território do Nepal, o Papa decidiu enviar, através do Conselho Pontifício ‘Cor Unum’ um primeiro contributo de 100 mil dólares para o auxílio às populações”, refere uma nota divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé.

O donativo vai ser utilizado para apoiar o trabalho em favor dos deslocados e das vítimas do terramoto e quer ser “uma primeira e imediata expressão concreta dos sentimentos espirituais de proximidade e encorajamento paterno do Papa às pessoas e aos territórios atingidos”.

O Conselho Pontifício ‘Cor Unum’ (um só coração, em latim), que coordena a ação das organizações caritativas católicas, acrescenta que várias conferências episcopais e organismos da Igreja “estão já amplamente empenhadas nas operações de socorro”.

Oito milhões de pessoas foram afetadas pelo terramoto registado no sábado no Nepal, anunciou hoje a ONU, alertando para a falta de água e abrigo no país asiático.

Segundo o Governo nepalês, número de mortos devido ao sismo que atingiu o Nepal no sábado subiu para 4310; outras 7953 pessoas ficaram feridas.

O sismo, de magnitude 7,8 na escala de Richter, foi sentido noutros países, como a Índia, China, Bangladesh e Paquistão.

A rede internacional da Cáritas destinou um montante inicial de 2,5 milhões de euros para a compra de bens de primeira necessidade, que está a enviar através da Índia, em coordenação com as organizações locais.

OC

Partilhar:
Scroll to Top